Segredos de economia: como reduzir o uso de gás no fogão
Quase todo brasileiro já ouviu a piada que diz que, quando sobra um pouco de dinheiro no final do mês, o gás acaba. Verdade ou não, essa brincadeira reflete a vontade e a necessidade de muitos: economizar e reduzir o consumo do gás de fogão. O principal motivo dessa preocupação é o custo dos botijões ou do gás encanado.
Para ajudar a reduzir esse gasto, abaixo você encontra dicas e informações valiosas que vão contribuir para economizar e tornar o uso do fogão mais eficiente.

Quais fatores influenciam no consumo de gás?
Para falar de economia e redução, é preciso falar primeiro do consumo do gás de cozinha. A relação é bem simples: quanto mais se usa, mais se gasta, independentemente do tipo de gás instalado. Mas o que faz com que essa conta aumente?
Além do uso, outros fatores podem influenciar, entre eles peças e equipamentos sem manutenção, gás de baixa qualidade, datas sazonais e leitura errada no caso do gás encanado.
Como reduzir o custo e economizar?
Agora que você já conhece os principais causadores do aumento do uso e de cobranças, pode estar se perguntando como reduzir a conta. Além de tomar cuidado com os pontos levantados acima, você ainda pode colocar em prática novos hábitos simples.
Escolha de panelas adequadas
Você sabia que a panela escolhida para cozinhar afeta diretamente o uso do gás? Há quem pense que esses utensílios são todos iguais, mas, na prática, não é bem assim. Panelas com fundo mais grosso, por exemplo, costumam demorar mais a esquentar, ficando mais tempo no fogo.
Outro exemplo mais comum é o das panelas de pressão. Nesse caso, o mecanismo utilizado permite que o alimento cozinhe mais rápido, fazendo com que o consumo do gás também diminua.
Use as tampas para reter calor
As tampas também podem ser aliadas na hora de economizar. Ao cozinhar com as panelas abertas, parte do calor é disperso no ambiente, e isso faz com que o preparo precise de mais tempo para ser finalizado. Já com as tampas, o calor é retido, agilizando o processo.
Mas tenha cuidado! Se você tampar completamente uma panela que ainda possui muito líquido, é provável que ela transborde. A dica para evitar que isso aconteça é contar com acessórios que deixem a tampa levemente levantada.
Ajuste a intensidade da chama
A intensidade da chama do fogão também está associada ao volume de gás gasto. É muito comum que as pessoas acreditem que quanto mais “forte” é o fogo, mais rápido o preparo será finalizado e, por consequência, maior será a economia.
Apesar de parecer lógico, essa não é uma realidade. Quanto mais forte a chama, maior o consumo de gás. Logo, o mais indicado é que você ajuste a intensidade de acordo com a demanda do preparo.
Organize os preparos
A organização é a chave para otimizar muitos processos. Com a economia de gás, não é diferente! Ordenar preparos pode te ajudar a reduzir o uso de gás sem afetar nenhuma receita. Basta seguir uma ordem lógica, que deve ser planejada antecipadamente.
Enquanto você prepara uma carne na panela, por exemplo, é possível aproveitar para cozinhar alguns legumes no vapor. Já a panela de pressão também pode ser usada para preparos simultâneos, otimizando o uso.
Prefira cozinhar em maiores quantidades
A última dica pode ser muito útil para quem costuma preparar pequenas quantidades de comida. Esse hábito faz com que seja necessário ir mais vezes para o fogão e, consequentemente, usar mais gás.
Fazendo os alimentos em maiores quantidades, você aproveita para reduzir o número de preparos e o tempo em que as chamas ficam acesas. Além da economia de gás, você também contará com economia de tempo e maior praticidade no dia a dia.