Agência de marketing digital: 7 estratégias com as quais ela potencializa seu negócio

Agência de marketing digital: 7 estratégias com as quais ela potencializa seu negócio

Ter uma agência de marketing digital é hoje uma tendência indispensável à visibilidade na internet e a resultados urgentes.

Negócios que não os têm perdem a chance de tornar-se autoridades e de atingir a mais clientes.

Porém, empresas que investem em agências de marketing digital colhem vantagens tangíveis, potencializadas por 7 estratégias aplicadas por especialistas em marketing digital.

E, neste texto, você conhecerá, além delas, outros motivos pelos quais contar com os serviços de uma agência especializada em marketing. Acompanhe-o!

Agência de marketing digital: 7 estratégias com as quais ela potencializa seu negócio

7 táticas de uma agência de marketing digital para alavancar seu negócio

As agências que exercem o marketing digital conseguem aplicar estratégias exclusivas, mas eficazes a quaisquer tipos de empresas. Contudo, ainda que não sejam segredos guardados a sete chaves, exigem alto nível de expertise, tido somente por quem é autoridade no assunto.

Se você quiser garantir sucesso ao seu negócio, precisa, então, conhecê-las e saber por que têm tanta aprovação de grandes empresas.

1. Search Engine Optimization (SEO)

Essa estratégia é tão efetiva, que existem até alguns tipos de agência de SEOcuja especialização é justamente a aplicação dessa tática.

O SEO, conhecido como Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias utilizadas para uma agência de marketing digital otimizar páginas e conteúdos de um site. Assim, o objetivo é que se melhorem seus posicionamentos nos resultados orgânicos de motores de busca, como:

  • Google
  • Bing
  • Yahoo

De entre os principais componentes do SEO se destacam o uso de palavras-chave, produção de conteúdo de qualidade e foco na experiência do usuário. Quando bem-feito, consegue agregar mais visibilidade à empresa, aumentar o tráfego de usuários e aumentar o retorno sobre o investimento (ROI).

Nos últimos anos, o SEO tem sido um dos principais estandartes e pontos fortes do marketing, já que os buscadores são, ainda, o principal mecanismo por meio do qual pessoas pesquisam e sondam produtos e/ou serviços.

Para se ter uma ideia da dimensão que tem o SEO, é possível trazer uma estatística à luz, que é esta: por exemplo, é estimado que, em 2020, se gastaram mais de US$ 79 bilhões em serviços de SEO, um valor que vem aumentando.

Essa quantia estrondosa mostra o potencial com que o SEO atinge o marketing digital e também indicia a maneira com que uma agência de marketing digital deve trabalhar.

Ou seja, o foco é, hoje, angariar clientes e aumentar a visibilidade on-line de negócios e sites por meio do SEO.

2. Growth Hacking

Por sua vez, o Growth Hackingé uma abordagem orientada à aplicação de técnicas criativas e regida pelo uso de dados.

É, então, com base nesses nortes, que os especialistas de marketing digital valem-se de marketing de conteúdo viral, engajamento social, e-mails personalizados e automação de marketing.

Com ela, os custos são reduzidos, o crescimento é acelerado, retêm-se mais clientes e aumenta-se a competitividade se a agência de marketing digital o fizer bem.

Inclusive, vale a pena que não se esqueça do fato de que o Growth Hacking é uma estratégia que foge aos padrões convencionais até mesmo do marketing.

O que a diferencia de outras estratégias são:

  • Mentalidade rápida e voltada ao crescimento: o foco é encontrar caminhos, vias e atalhos que desobstruam o crescimento e que o acelerem, quer sejam tradicionais, quer sejam disruptivos;
  • Experimentação rápida: fazem-se testes constantes de ideias cujo objetivo é identificar a funcionalidade e os resultados de uma determinada prática;
  • Escalabilidade: as estratégias bem-sucedidas precisam de ser facilmente ampliáveis e replicáveis a fim de que impactem mais usuários.

Logo, esses elementos tornam-no (o Growth Hacking) uma tática altamente efetiva quando uma agência de marketing digital intenta resultados rápidos com experimentações e foco em crescimento espontâneo.

3. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia amplamente utilizada atualmente, cujos pontos-chave são criar e distribuir conteúdos relevantes, valiosos e consistentes.

Assim, a ideia é, com eles, que a agência de marketing digital consiga atrair, engajar e fidelizar um público-alvo previamente definido por meio de estratégias de segmentação e prospecção.

Consequentemente, o conteúdo que chega aos usuários é educativo e resolutivo, de tal jeito que fornece orientações e dicas a que possam resolver seus problemas.

Com essa estratégia são permitidos:

  • Aumento da autoridade da marca
  • Redução de custos de aquisição de clientes (CAC)
  • Melhoria no SEO
  • Construção de relacionamentos com o público

Esses benefícios são desfrutados por uma quantidade quase que incontável de empresas. E, para solidificar a ideia da eficácia associada ao marketing de conteúdo, vale a pena ter em mente estas estatísticas:

  • 72% dos profissionais de marketing afirmam ser o marketing de conteúdo responsável pelo engajamento com sua marca (Content Marketing Institute, 2024);
  • 87% dos compradores corroboram que o conteúdo influencia diretamente sua decisão de compra (Demand Gen Report);
  • Empresas B2B com blogs de conteúdo geram 67% mais potenciais clientes do que as que não têm blog.

Esses dados, portanto, fomentam a ideia de que o marketing de conteúdo é hoje indispensável, e uma boa agência de marketing digital não foge de nele investir.

4. Anúncios Pagos

Saber como anunciar no Googleé efetivamente uma das táticas cujos retornos e resultados são imediatos.

Igualmente conhecida como PPC (Pay-Per-Click), a estratégia de uma agência de marketing digital fazer anúncios pagos consiste em uma prática na qual se paga pelos anúncios apenas quando um usuário clica.

As plataformas às quais os anúncios mais comumente se direcionam são:

  • Google Ads
  • Meta Ads
  • LinkedIn Ads

Por terem alto grau de alcance específico, em que as publicidades atingem somente o público que frequenta a plataforma, têm segmentação certeira.

Inclusive, é um ótimo tipo de estratégia de mensuração de resultados e de controle de orçamento, já que as campanhas fornecem a quem as faz dados precisos sobre cliques.

De acordo com o The Boston Consulting Group, anúncios de marcas e empresas no mundo on-line resultam em 56% de cliques de usuários.

Isso mostra a necessidade de que qualquer agência de marketing digital invista em anúncios PPC.

5. E-mail marketing

Por sua vez, o e-mail marketing é uma abordagem clássica, que já teve, às vezes, sua validade e impactos contestados.

Mas, hoje, se percebeu que ela é ainda extremamente positiva em se tratando de resultados mensuráveis e de promoção de produtos.

Inclusive, uma outra coisa na qual o e-mail marketing se destaca é, com certeza, a fidelização de clientes.

Em contrapartida, é uma estratégia melhor conciliada junto de outras práticas, de tal forma que se torna, então, mais certeira se aliada a marketing de conteúdo e PPC, por exemplo.

A sua realização baseia-se em elementos detalhados, que o compõem e que são estes:

  • Segmentação de lista: aqui, a agência de marketing digital faz o envio de conteúdo direcionados com base em interesses, comportamentos e estágios do funil de vendas
  • Automação: ferramentas de automação permitem que se programem envios em diferentes momentos.
  • Personalização: uso de informações do cliente para que se criem mensagens mais próximas e relevantes

Dentre os principais tipos de e-mail marketing se destacam as newsletters, e-mails promocionais, e-mails transacionais e campanhas de nutrição.

Por ser uma estratégia de marketing cuja eficácia depende de muita atenção a detalhes, o e-mail marketing não deve ser desassociado de:

  • Focar evitar spam
  • Criar assuntos atrativos
  • Inserir CTAs (call-to-actions)
  • Otimizá-los para dispositivos móveis
  • Ter ótimos redatores e copywriters

Logo, se bem executado por uma boa agência de marketing digital, quando há seguimento desses pontos e foco minucioso em boas práticas, é altamente eficaz.

Para validar a necessidade de investir nessa estratégia, basta aferir a estatística de que 92% dos adultos presentes on-line utilizam o e-mail.

É, portanto, por essa razão que boas agências de marketing digital não negligenciam o correio eletrônico como uma estratégia de alto poder captativo e de fidelização.

6. Design e Experiência do Usuário (UX)

O Design e a Experiência do Usuário (UX) são, atualmente, também indispensáveis à obtenção de visibilidade e notoriedade, por isso são muito utilizadas pelos melhores tipos de agência de marketing digital.

Visto que hoje o mundo é imerso no digital e no on-line, não ter à mente o foco nesses dois elementos faz que negócios percam muitos potenciais clientes.

O design foca a aparência e funcionalidade; a experiência do usuário, a interação deste com o produto, sua facilidade e seu uso eficiente em cada etapa.

Além disso, há outras razões pelas quais esses dois elementos são importantes, de entre as quais se destacam:

  • Primeiro impacto: ter à disposição um design visual atraente cativa o usuário por imediato, algo que aumenta as chances de haver engajamento.
  • Facilidade de navegação: uma interface intuitiva reduz a frustração do usuário a fim de que se permita maior alcance de seus objetivos com rapidez.
  • Fidelização, conversão e retenção: contar com uma boa experiência de usuário promove a confiança deste e o incentiva a retornar ao site, aplicativo ou serviço.

Porém, para levar à frente essas vantagens exclusivas, é essencial investir em boas práticas de UX Design, como pesquisa com usuários, prototipagem e testes, velocidade de carregamento, call to action e acessibilidade digital.

O design e o UX, quando têm boa aplicação ao marketing por parte de uma boa agência de marketing digital, permitem ao visitante e/ou usuário uma experiência memorável.

Esta, por sua vez, deságua e resulta em uma percepção de marca maior, que influencia diretamente os resultados tidos.

E, tendo em vista que hoje as agências de marketing aplicam-no constantemente às suas empresas, é possível dizer que em vez de que sejam diferenciais, UX e o design tornaram-se uma necessidade estratégica.

7. Análise de Dados

Atualmente, dados são indispensáveis à obtenção e à conquista de informações que sejam valiosas a quem as têm. Por isso, uma agência de marketing digital especializada não foge dela.

É, por essa razão, que a análise de dados vem à frente de muitas estratégias consolidadas de marketing, de tal forma que virou uma tendência. E, inclusive, ao mesmo tempo virou uma espécie de necessidade inescapável, da qual a maioria dos grandes negócios não fogem mais.

Se, por exemplo, estiver uma agência de marketing digital fazendo marketing para psicólogos, ela investirá ativamente em ferramentas e recursos que são comuns à análise de dados, como:

  • Google Analytics
  • Looker Studio
  • RD Station
  • Phonetrack
  • Excel

Cada uma destas serve para se fazer algum tipo de ação específica, cujo resultado final é, obviamente, extrair informações e percepções únicas.

O Google Analytics é fundamental ao monitoramento de desempenho de sites, por exemplo, amplamente utilizado por qualquer boa agência de marketing digital.

Power BI e Tableau, por seu turno, são plataformas em que se podem fazer visualizações que transformam dados em gráficos e relatórios interativos.

As vantagens que fazem a análise de dados destacar-se neste cenário em que vivemos são, claramente, o aumento da competitividade, a redução de riscos e maior lucratividade:

  • Competitividade aumentada: as agências de marketing conseguem munir as empresas de maior capacidade de adaptação às mudanças do mercado quando investem em análise de dados.
  • Redução de riscos: consequentemente, é mais fácil que prevejam problemas e minimizem impactos negativos antes que ocorram.
  • Lucratividade maior: assim, igualmente, fica mais fácil identificar oportunidades de crescimento e otimizar processos com vistas a maximizar resultados.

A análise de dados exige, porém, profissionais cuja especialidade seja exatamente orientar a tomada de decisão feita com base em informações.

É, desse jeito, que fica mais fácil que uma agência de marketing digital consiga orientar e readequar o negócio em direção aos resultados almejados.

Estratégias suplementares aplicadas por agências de marketing digital

São essas as 7 principais estratégias de que se valem boas agências cujo foco é o marketing digital. Porém, há algumas suplementares, que passam longe de serem meras menções honrosas:

  • Branding digital, que consiste em consolidar uma identidade forte, reconhecível e capaz de que seja destacada no mercado. É amplamente utilizada por qualquer boa agência de marketing digital;
  • Marketing geolocalizado, cujo foco é tirar proveito da localização para campanhas de hipersegmentação;
  • Storytelling, em que se contam histórias emocionantes, que conectem a marca ao público e vice-versa, para gerar engajamento;
  • Copywriting, que, com foco em persuasão e convencimento, utiliza escrita e textos para converter, atrair e engajar potenciais clientes, usuários e visitantes.
  • Pesquisa de mercado contínua, em que o monitoramento constante das necessidades e comportamentos do público são os combustíveis para ajustar estratégias em tempo real, com urgência e foco em resultados.

As agências de marketing digital aliam esses complementos ao núcleo dessas 7 estratégias, com o objetivo de conciliá-las todas, da melhor maneira, e, por consequência, alcançar os resultados que esperam seus clientes.

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