Lâmpadas úteis e estéticas

Fazemos parte de uma era marcada pela energia elétrica. A ausência disso causa pelo menos perplexidade. Depois de um apagão, o que mais se espera é o retorno da energia. E não apenas por razões superficiais. Uma geladeira é inútil se não houver eletricidade; e nos hospitais o pânico poderia facilmente reinar com apenas uma crise momentânea. Uma noite, há muitos anos, minha avó me contou histórias sobre sua família e sua infância em uma pequena cidade onde a eletricidade demorava muito para chegar. Fiquei fascinado por aquelas histórias sobre como era a vida sem luz artificial. Ele me contou sobre velas e lamparinas a óleo e sobre os dias em que o descanso noturno chegava mais cedo. Não que não houvesse eletricidade no país, mas que havia lugares onde demorava muito mais para chegar. É claro que eu sabia o que era ficar sem eletricidade. 

Lâmpadas úteis e estéticas

De vez em quando faltava energia, mas sabíamos que não era um acontecimento permanente e que mais cedo ou mais tarde acabaria voltando. Naquela época, meus pais me permitiam dormir até tarde nos fins de semana. Então meus dias já começavam a ficar mais longos, embora apenas aos sábados. A avó também se lembrou da emoção que sentiram quando a eletricidade finalmente chegou àquela cidade distante da capital e de como tudo isso mudou aos poucos. Primeiro havia luz quase o dia todo, ele me contou, e ela desapareceu à noite; Mas com o tempo isso se tornou regular em todos os horários e muitas pessoas começaram a trabalhar à noite. A energia elétrica revolucionou a forma como vivemos e trabalhamos. Algumas coisas foram simplificadas, surgiram novas oportunidades de emprego.

Dentre os benefícios da energia elétrica podemos citar: O prolongamento dos dias. Já não é tão difícil realizar atividades à noite. Historicamente, é durante a noite que se cometem delitos, emboscadas, e vamos pensar, em algum momento também podemos ser presas em potencial para caçadores noturnos. Por isso estamos todos aliviados por termos fontes de luz que amenizam um pouco a influência da noite. Casas e locais em geral ficam mais seguros se forem mais iluminados. Além disso, é preciso dizer, houve aumento de produtividade e eficiência nas horas de trabalho e também nos processos de estudo. A saúde é outro dos grandes beneficiários, não só por permitir o funcionamento de máquinas que ajudam a manter a vida ou pela iluminação e utensílios eléctricos na sala de operações.

O facto de os hospitais e outros centros de saúde poderem permanecer abertos à noite, e também estarem iluminados, é motivo de agradecimento. Mas nesta era podemos dar-nos ao luxo de considerar a tecnologia elétrica não apenas de um ponto de vista funcional. Se tivermos capital, procuramos aparelhos que combinem com a estética da casa ou do escritório. Queremos a melhor TV, a cozinha e a geladeira mais sofisticadas. As coisas não devem apenas funcionar, mas também ser agradáveis ​​aos olhos. É também por isso que existem diferentes modelos de spot. É claro que diversificam porque respondem a necessidades diferentes; mas também existem designs onde se nota claramente uma intenção estética na sua fabricação.

Vamos visitar um museu, ir a uma galeria ou outro tipo de loja, dançar num grande salão de festas e poderemos apreciar que os focos escolhidos para esses locais não só iluminam eficazmente, mas são mais um elemento em harmonia com o aspecto geral da sala. Porém, mesmo que gostemos que sejam bonitos, o mais importante continuará a ser que respondam de forma eficiente às necessidades de iluminação de cada divisão, seja no trabalho ou em casa. Fazendo uma análise não tão aprofundada dos catálogos das lojas online podemos encontrar uma grande variedade de modelos de spot, para os mais diversos tipos de residências ou edifícios com diferentes finalidades, por exemplo, escritórios. Alguns tipos de lâmpadas são incandescentes, halógenas, fluorescentes, economizadoras de energia e os já mencionados LEDs. Estes últimos são a vanguarda. Suas melhorias em relação aos demais os colocam muito acima em níveis de qualidade e utilização.

Entre os focos com tecnologia LED podemos encontrar diversos modelos como os Decorativos, em forma de globo e velas, os Direcionais e os tradicionais LED, semelhantes às lâmpadas incandescentes convencionais, mas com todas as características do LED (maior durabilidade , menos poluente e economia de energia). Você também pode encontrar aqueles que podem ser embutidos em tetos e paredes falsas, e aqueles que são instalados em trilhos fixados em paredes ou tetos, muito populares em salões e lojas. O tipo de luz também é importante. Qualquer um dos modelos pode ser encontrado em diferentes temperaturas, quentes ou frias. Um local quente favorece o descanso, enquanto os frios são ideais para locais de trabalho e estudo. Cada um destes modelos de focos tem suas qualidades e dependerá das necessidades específicas dos espaços, escolhendo o adequado, tamanho, finalidade e projeto arquitetônico.

Carlos Bruno

Paulistano, apaixonado por empreendemorismo e internet. Trabalho como redator de artigos para sites há muitos anos e sempre busco me esforçar para oferecer a melhor informação possível ao leitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.